quinta-feira, 24 de abril de 2025

25 de abril - Dia da Liberdade

          A revolução do 25 de Abril, é conhecida como a Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril. Refere-se a um evento da história de Portugal, resultante do movimento político e social, ocorrido no dia 25 de abril de 1974.

        É um dia especial para Portugal. Pois, o nosso país passou de um regime de ditadura para um regime democrático.

       Uma revolução sem sangue, mas sim com cravos vermelhos.

       Gostamos muito de aprender sobre a história do nosso país!

       Depois de ouvirmos a história animada «O Tesouro» de Manuel António Pina e de a explorarmos, lemos e interpretamos o poema “25 de abril”, da autoria de Rosário Ova, procuramos palavras, na sopa de letras, relacionadas com o 25 de abril e escrevemos frases através das palavras encontradas na sopa de letras.

      Viva a Liberdade!



A escola + verde (cont.)

 

Hoje, foi dia de plantar o girassol, na "Horta Pedagógica"... 

Que belas e enormes favas!!!!!

Como cresceram as nossas sementeiras!!!!




quarta-feira, 23 de abril de 2025

Dia Mundial do Livro: Celebrar a Leitura, Semear o Futuro!

O “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” comemora-se a 23 de abril, data esta instituída pela UNESCO, em 1995, para promover os livros e o gosto pela leitura.

Os livros trazem inúmeros benefícios para as crianças, moldando o seu desenvolvimento. Quando os pais leem com os filhos, partilham histórias e evidenciam o valor da leitura. Da mesma forma, a escola desempenha um papel crucial ao proporcionar um ambiente rico em livros, com atividades de leitura envolventes e professores que inspiram o amor pelos livros.

No âmbito das comemorações do “Dia Mundial do Livro”, e integrados nos projetos eTwinning »Stories to play» e «Earth is our Home», os alunos visualizaram e exploraram vídeos sobre o «Planeta Terra» e um vídeo inspirador intitulado «Ler é crescer em silêncio!», o qual realçou a importância dos livros e da leitura. A partir desta exploração, a criatividade dos alunos foi posta à prova através da criação e partilha de frases orais, dando continuidade à expressão "Ler é...".

Os alunos também tiveram a oportunidade de construir "Marcadores de Livros" com o seguinte slogan: «O planeta Terra precisa de ti!». Através da pintura e do recorte, deram “asas à imaginação” e, simultaneamente, tornaram-se mais conscientes da importância de cultivar hábitos de leitura e de crescerem como cidadãos cultos e responsáveis, unidos na missão de tornar o nosso Planeta TERRA numa “CASA” mais FELIZ.

 

Alunos do 1.º A e do 2.º B – Escola da Devesinha (Vizela – Portugal)



Escola da Devesinha Comemora o “Dia da Terra” com Atividades de Sensibilização Ambiental

No passado dia 22 de abril, assinalou-se o "Dia da Terra", uma data crucial para a consciencialização sobre a importância da proteção do nosso Planeta. Este dia surgiu em 1970, nos Estados Unidos, impulsionado pelo senador Gaylord Nelson, com o objetivo de mobilizar a população para as questões ambientais emergentes. A crescente preocupação com a poluição, a desflorestação e a perda de biodiversidade levou milhões de pessoas às ruas, marcando o início de um movimento global em defesa do Meio Ambiente. Atualmente, o “Dia da Terra” é celebrado em todo o mundo, com o intuito de reforçar a necessidade de ações concretas para um futuro mais sustentável.

Na Escola da Devesinha, no contexto do Projeto «Earth is our home!», as turmas eTwinners do 1.º A e do 2.º B uniram esforços para comemorar esta data de forma educativa e inspiradora. Os alunos exploraram o poema «Dia da Terra», da autoria de Paula Duarte, através da leitura atenta, da ilustração criativa e da abordagem de assuntos mencionados no texto. A curiosidade despertada pelo poema levou as crianças a aprofundar os seus conhecimentos através de pesquisas na Internet.

Mas a aprendizagem não ficou apenas no plano teórico. Inspirados pela atividade sugerida no poema, os alunos colocaram "as mãos na terra", literalmente. Com entusiasmo e colaboração, plantaram girassóis, simbolizando a vida e a esperança num futuro mais verde. Além disso, dedicaram algum tempo à "Horta Pedagógica" da escola, um espaço onde podem observar de perto o crescimento das plantas e aprender sobre a importância da agricultura sustentável.

A cooperação entre as turmas do 1.º A e do 2.º B enriqueceu ainda mais a experiência, promovendo a partilha de conhecimentos e o espírito de equipa. Através destas atividades práticas e reflexivas, os alunos não só celebraram o “Dia da Terra”, como também ficaram mais sensibilizados para a importância de adotar medidas e atitudes que contribuam para um Planeta Terra mais saudável e sustentável.

A Escola da Devesinha acredita que iniciativas como esta são fundamentais para formar cidadãos esclarecidos e empenhados na construção de um Mundo Melhor. Ao proporcionar experiências de aprendizagem significativas e envolventes, a escola investe no futuro, cultivando, nas crianças de hoje, a consciência ambiental e o desejo de serem agentes de mudança.

Vamos todos CUIDAR melhor da TERRA!

 

Alunos do 1.º A e do 2.º B – Escola da Devesinha (Vizela – Portugal)

 







domingo, 6 de abril de 2025

Último dia do 2ºPeríodo...

 A natureza nos inspira...Todas as turmas se reuniram, de forma colaborativa e rotativa, para criar um Painel de Primavera... E foi lindo!...A beleza da natureza inspira-nos a criar um mundo mais unido, sustentável e feliz!

No âmbito da comemoração da Semana da Leitura e do projeto da Biblioteca «Ler para Aprender» assistimos a uma sessão dinamizada pela docente Bibliotecária. A história eleita foi “Não abras este livro por Toda a Eternidade” da autoria de Andy Lee e com ilustrações de Heath McKenzie. O livro é interpretado por Wizz, uma personagem azul que implora para que não abram o livro. O objetivo é contrariar Wizz e descobrir os motivos para ele implorar que se leia outro livro. É uma série extraordinária, que apela à participação do leitor, para um envolvimento direto na história. O autor deste livro além de talentoso na escrita é também comediante, ator e músico. Ao virar a página, o leitor poderá fazer uma incrível viagem no tempo.

Ler e ouvir histórias faz-nos crescer! 

Como é bom estar numa escola cheia de amizade, união e alegria!...





quarta-feira, 2 de abril de 2025

«Semana Concelhia da Leitura» - Encontro com a escritora Adélia Carvalho

             Através da participação na atividade da «Semana Concelhia da Leitura», hoje, dia 2 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil, recebemos a escritora penafidelense Adélia Carvalho na nossa escola.

Adélia Carvalho nasceu numa pequena aldeia do norte de Portugal. Aí aprendeu a trepar às árvores para comer os primeiros frutos de verão, a falar com os animais, a tomar banho nos ribeiros em dias quentes e a brincar com as outras crianças da aldeia até o sol desaparecer.  A mais nova de sete filhos, cresceu muito influenciada pela figura do avô materno. Durante as ausências da mãe, Adélia procurava refúgio junto dos gatos e dos cães que ia encontrando e a procuravam. À noite lia histórias ao avô, que não sabia ler. Costuma dizer que cresceu com a insegurança de quem tem de descobrir os caminhos sozinha, mas também com a força das árvores que sabem aguentar o vento e a chuva de pé. É licenciada em Educação de Infância, pela Escola Superior de Educação do Porto. Lecionou em diferentes escolas durante alguns anos e hoje dedica-se exclusivamente à escrita. Abriu a Livraria Papa-Livros e fundou, com a ilustradora Marta Madureira, a editora Tcharan. Tem marcado presença nos mais diversos eventos literários

A escritora adora comunicar!

Além da sua apresentação biográfica também apresentou dois dos seus livros para crianças “A menina que queria desenhar o mundo” e “Quando for grande quero ser criança”

Todos os alunos do 1ºCiclo do Agrupamento tiveram oportunidade de conhecer Adélia Carvalho.

No final da sessão, a escritora de livros infantis respondeu a várias questões que os alunos lhe colocaram e autografou os livros comprados.

Em forma de agradecimento, entoamos a canção “Ler e Escrever” para ela e, encantamo-la!

 


Abertura Oficial da Semana da Leitura Concelhia

 No dia 31 de março foi a Abertura Oficial da Semana da Leitura Concelhia, “Entre marés e versos, Vizela a Ler+”.

Para o efeito, compareceram altos representantes da Câmara Municipal de Vizela e da Biblioteca Municipal, do Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela e da Rede de Bibliotecas Escolares.

O auditório da Básica encheu-se de alunos e todos puderam assistir, a dois momentos de animação e a uma encenação musical da história de amor de Pedro e Inês, escrito por Luís Vaz de Camões, na sua obra “Os Lusíadas” (Canto III). A preparação do evento esteve a cargo do Plano Nacional das Artes e do Clube Arte e Movimento.

Foi um gosto ver e ouvir!



“Os sentimentos mudam como…o Rio”

No âmbito do projeto eTwinning “Stories to play” ouvimos e exploramos a história “Os sentimentos mudam como…o Rio” da autoria de Tom Percival.

É uma obra que reflete e compara o rio aos sentimentos. Ricardo é a personagem principal e adora o rio e sabe que ambos têm muito em comum porque estão sempre a mudar. Em alguns dias sente-se leve e feliz, noutros lento e triste, ou zangado e rebelde. Quando o inverno chega, o rio congela, tal como o Ricardo.

Uma história reconfortante que nos mostra e ajuda a compreender a ideia de que as emoções e os sentimentos que estão em constante mudança.

Pintamos o rosto com a expressão e o sentimento do Ricardo, o herói da história.




Atividade Experimental - “A pressão do ar”

No âmbito da disciplina de Estudo do Meio, na atividade experimental "A pressão do ar",  fizemos uma experiência para perceber que...