domingo, 18 de dezembro de 2022

Festa de Natal

    O primeiro período chegou ao fim….

    Para encerrar o período, a Escola juntamente com a Associação de Pais prepararam uma festa para toda a comunidade escolar.

    Nós cantamos a canção «Natal em todo lado», das Just Girls.

     A mensagem da nossa canção ficou no ar …

«Melhor ainda
É ter te aqui
Este Natal só te quero p'ra mim

Entre os presentes
E o festejar
É o nosso amor
Que vou celebrar

Família por perto
Calor a embalar
Estamos todos juntos
A noite é de encantar.»





Projeto TICnologias - «Países da Europa»

    Depois de tanta pesquisa, na aula de Estudo do Meio, em grupo, apresentamos os nossos trabalhos em Power Point sobre os países da Europa. Os países escolhidos foram: Portugal, Polónia, Reino Unido, Espanha, França e Itália.

    É bom aprender assim…

    Aprendemos a trabalhar com uma ferramenta digital e a conhecer os países da Europa.




 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Natal geométrico

   A Geometria é a área da Matemática que estuda as formas. Tudo o que nos rodeia tem formas.

   Durante estas últimas semanas, antes do Natal trabalhamos as figuras e os sólidos geométricos. Então, decidimos construir através da planificação de uma pirâmide, um pinheiro. Um pinheiro que serve de caixa para guardar o Menino Jesus.

   Também, construímos um postal de Natal com dobragens. Ficou lindo!

  

   Pintamos o rosto de um Pai Natal com coordenadas e um vitral nos nossos cadernos diários.

   

  Já cheira a Natal!

   

   A nossa sala de aula está com mais luz e brilho!




terça-feira, 13 de dezembro de 2022

A história «A Noite de Natal» e a interdisciplinaridade


Com a chegada do Natal, na sala de aula, ouvimos um conto encantador de Sophia de Mello Breyner Anderson, «A Noite de Natal». Uma história que relata a consoada de Natal de uma menina da nossa idade. A consoada da Joana é cheia de abundância e alegria. Contudo, ela lembra-se do seu amigo Manuel, que nem vai ter presentes nem uma mesa farta nessa noite tão especial. Decide, por isso, ir ter com ele e dar-lhe o que recebeu. Guiada por uma estrela, Joana descobre, nessa noite, o verdadeiro Natal.

Com um excerto do conto que levamos para ler em casa, construímos uma estrela com a nossa família. A estrela é um símbolo Natalício que representa o caminho de luz que guia a humanidade.

No âmbito da interdisciplinaridade, na disciplina de Estudo do Meio, em Ciências Experimentais pegamos num adorno da mesa de Natal da Joana, «as velas acesas» e fizemos magia.

Usamos uma vela, uma placa de vidro, um copo e outros materiais simples do nosso dia a dia para responder ao desafio desta semana «Como se explica que, à noite, uma janela de vidro funcione como um espelho?»

Observamos, registamos e concluímos que a Ciência explica fenómenos do nosso quotidiano, há imagens que são virtuais e não reais e nem sempre o que parece é.



         

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Carta ao Pai Natal – Farmácia Campante

 

A época mais esperada chegou. O Natal!!!!

Oh,oh, oh… está na hora de escrever a carta ao Pai Natal.

Mas, este ano foi um pouco diferente. O Pai Natal da Farmácia «Campante» escreveu-nos e desafiou-nos. Foi um desafio interessante.

Para além de já termos escrito uma carta ao Pai Natal do Polo Norte, também escrevemos ao Pai Natal da Farmácia «Campante»

Todos felizes levamos a carta em mão. Foi uma caminhada cheia de desejos e de magia.




Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência. Também, promover uma mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

       No dia 6 de dezembro, a professora Sónia, a professora de Educação Especial, leu-nos uma história intitulada «Maria, a alegria na diferença» de Teresa Coutinho.

Uma aventura de uma menina que tem uma diferença que se chama deficiência. Tem que aprender tudo aquilo que os outros fazem com naturalidade: segurar a cabeça, abrir as mãos, sentar-se, pôr-se de pé, andar. Mas é, sobretudo, uma menina especial porque tem uma alegria e uma força incríveis, que chama a si muitos amigos que a ajudam e com ela querem partilhar a sua luta.

Com a exploração desta história aprendemos que devemos aceitar, respeitar e integrar as pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e humanidade pois, nós somos «Todos diferentes, todos especiais».





segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Momentos de magia

 

Hoje, a tarde foi mágica!

Assistimos a uma atividade de Natal promovida pela Câmara Municipal de Vizela.

Fomos de autocarro para o Centro de Vizela.

Visitamos a Cidade Natal… Na casa do Pai Natal estava um senhor de barbas brancas e de roupas vermelhas. Sabem quem era ele?

O PAI NATAL!!!!

Ele convidou-nos a entrar e a tirar uma fotografia com ele e com a sua ajudante. Foi fantástico!

De seguida fomos para uma grande tenda onde assistimos a um espetáculo de magia de Natal com o Panda e a sua banda «Os Caricas».

Cantamos e dançamos!

No final da festa, a Câmara Municipal ofereceu-nos um livro.

Foram momentos de magia!




Atividade Experimental - “A pressão do ar”

No âmbito da disciplina de Estudo do Meio, na atividade experimental "A pressão do ar",  fizemos uma experiência para perceber que...